Embora não tenha aumentado o número de embarques de PCs no quarto trimestre, a HP (Hewlett-Packard) retomou a liderança mundial das vendas de computadores no período. O posto era ocupado pela chinesa Lenovo desde Outubro do ano passado, após um reinado de seis anos da HP.
A companhia americana encerrou o quarto trimestre com uma participação de mercado de 16,2%. A Lenovo ficou em segundo lugar, «abocanhando» uma fatia de 15,5% no período.
O vigor da chinesa Lenovo é aparente, no entanto, quando se trata do número de embarques. Entre Outubro e Dezembro, as exportações da Lenovo cresceram 8,2% em comparação com o último trimestre de 2011, para 12,9 milhões de unidades.
Já os embarques da HP recuaram 0,5%, para 14,7 milhões, de acordo com dados da Gartner. Segundo analistas da Gartner, a retomada da liderança pela HP foi resultado de uma estratégia bem-sucedida para o lançamento de máquinas com o Windows 8, da Microsoft.
De acordo com a companhia de pesquisa de mercado, a HP conseguiu chegar a grandes acordos com retalhistas para beneficiar da chegada ao mercado do novo sistema operativo.